Na residência do Sr. Hélio, o saco de ração utilizado para alimentar seu único cachorro é de 13 kg. Em média, é consumido 0,5 kg de racão por dia. O esboço do gráfico que melhor
expressa a quantidade y de ração no saco, em quilogramas , em funcao de X , dias de consumo é ... ?
COM CONTA POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Vamos montar a função parte por parte:
Como o consumo do cachorro é praticamente linear, podemos considerar que se trata de uma função do primeiro grau (uma reta), cuja função é:
f(x) = ax + b
Mas como a cada dia a quantidade de ração no saco vai diminuindo, então temos uma função DECRESCENTE (com coeficiente angular negativo). Por isso a função terá um formato assim:
f(x) = -ax + b
.
Como o coeficiente angular indica a variação, e a variação é 0,5 por unidade de dia, o valor do "a" será 0,5. Por isso a função será:
f(x) = -0,5x + b
.
Agora, perceba que "b" é o valor de onde a função parte, e no caso do enunciado, sabemos que o saco começa com 13kg e irá diminuindo, então a função será:
f(x) = -0,5x + 13
.
Exemplo: após 2 dias nós sabemos que o cachorro terá comido 0,5kg + 0,5kg, ou seja, terá comido 1kg. Como o saco tinha 13kg, agora ele passará a ter 12kg. Provando isso na função que montamos, será assim (considerando x=2 dias):