Na Região Nordeste
1- Que setor econômico é predominante?
2- Como as atividades produtivas relacionadas a esse setor se desenvolveram na região?
3- O setor emprega muita mão de obra? Quais são as características dos seus trabalhadores?
4- Quais são as perspectivas econômicas?
5- Como a região se relaciona, do ponto de vista econômico, com outras regiões brasileiras e com o mercado externo
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- As atividades de agricultura e pecuária são as que trazem mais força econômica ao nordeste. Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia.
2- Agricultura. Na Região Nordeste se desenvolve a agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol, na Zona da Mata, região que se estende numa faixa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
3-
4- De acordo com um artigo do site Valor Econômico, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) nordestino avance em 2,9% em 2020 — mais alto que o do Brasil, que fica em 2,2%. Sim, “bons ventos” sopram na economia dessa grande e importante região brasileira.
5- A Região Nordeste é a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Sua participação no Produto Interno Bruto brasileiro foi de 13,9% em 2014, após a Região Sul (16,4% de participação no PIB) e à frente da Região Centro-Oeste (9,4% de participação no PIB).