na região de Caxias como a cultura circense se formou
Soluções para a tarefa
Resposta:
O circo moderno só chegou ao Brasil a partir de 1830. Incentivadas pelos ciclos econômicos do café, borracha e cana-de-açúcar, grandes companhias européias vinham apresentar-se nas cidades brasileiras. Foram essas companhias que ajudaram a formar as primeiras famílias de circo.
Foi com a intenção de jogar luz sobre essas perguntas que a equipe do Almanaque aproveitou a passagem do Circo Fantástico por Caxias do Sul para conhecer as histórias de quem ganha a vida embaixo da lona — seja no picadeiro ou nos bastidores.
Fundado há 24 anos por Mário Ferreira Casção, o Circo Fantástico já surpreende logo de chegada. Os trailers que servem de residência para os quase 50 estradeiros que levam alegria aos quatro cantos do Brasil ficam estacionados ao redor da grande lona. E não pense em desconforto ou situação precária, como nos circos de antigamente. Os veículos-casa são climatizados e equipados com cozinha, banheiro banheiro, dormitório e televisores.
Nessa incursão jornalística, realizada enquanto os artistas se preparavam para o espetáculo da última quarta (29), ouvimos quatro histórias: da bailarina Larah Braunig, que nasceu no circo e não pretende largar os palcos, da pipoqueira Valkiria Ferreira da Silva, que está na estrada há 30 anos e não cansa de conhecer novas cidades, da administradora Mônica Ribas Casção Guerreiro, uma das filhas do fundador, e do irreverente palhaço Maxaxinho, nome artístico do potiguar Carlos Antônio Rodrigues.
Para os leitores, um recado: a partir de agora, saem de cena repórter e fotógrafo e pisam no picadeiro os verdadeiros protagonistas do circo. Bom espetáculo.
Explicação: