ENEM, perguntado por marycosta8006, 11 meses atrás

na queima de combustíveis fósseis com o propósito de obtenção de energia, ocorre a produção de óxidos

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
34
Os combustíveis queimados são responsáveis ​​por grandes problemas ambientais que são de grande relevância na agenda política de hoje. Exemplos de acumulação de gases de efeito estufa, acidificação, poluição do ar, poluição da água, dano da camada superficial e ozônio troposférico.


Estes são sinais de problemas ambientais causados ​​pela liberação de poluentes que normalmente estão naturalmente presentes na estrutura do combustível, como o enxofre e o nitrogênio.


 Atualmente, a queima de óleo é responsável por 30% das emissões de dióxido de carbono no ar. O gás natural não libera dióxido de carbono devido à sua estrutura de metano. As emissões mais longas são causadas pela combustão do carvão.


A combustão de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de óxidos, tais como:
Óxido de enxofre (SO): entre os óxidos de enxofre (mais de uma dúzia foram encontrados), o dióxido de enxofre, SO₂ e trióxido de enxofre, SO₃, são os mais importantes.

O dióxido de enxofre é o óxido mais comum e um dos mais importantes. É um gás incolor e denso com um odor intenso e tóxico (máximo tolerado por humanos 5 ppm e vegetais 1 ppm).

O SO₂ também é usado na indústria de papel e de madeira. Outro dos seus usos mais destacados é como um aditivo nos vinhos.


Óxido de nitrogênio: O ácido nítrico, também conhecido como nitrato de hidrogênio, é um líquido altamente corrosivo e tóxico, em contato com a pele pode causar queimaduras graves.
O ácido nítrico puro é incolor, se contiver algumas impurezas, pode ficar ligeiramente amarelo. À temperatura ambiente, libera fumos brancos ou amarelos, sua densidade é 1,5 vezes a água

Possui várias aplicações industriais, é usado para fabricar explosivos, como o TNT (trinitrotolueno), também é usado no fabrico de fertilizantes, como nitrato de amônio. O ácido nítrico é muito reativo, é por isso que também é usado na indústria metalúrgica.


Estes óxidos reagem com gases da atmosfera e precipitam sob a forma de ácidos (sulfúrico e nítrico) aumentando a acidificação da água em geral. Esta precipitação, chamada chuva ácida, causa danos à vegetação, acelera a contaminação da terra e da água e corroe edifícios, estruturas metálicas e veículos.
Perguntas interessantes