Biologia, perguntado por cleitonguirrugo, 10 meses atrás

Na quebra da ATP o que estamos querendo como produto final?​

Soluções para a tarefa

Respondido por LeonorRibeiro91
1

Resposta:  ADP + P(inorgânico)

Explicação: Trifosfato de adenosina, ou ATP, é uma molécula pequena e relativamente simples. Ela pode ser considerada a principal moeda de energia das células, tanto quanto o dinheiro é a moeda econômica das sociedades humanas. A energia liberada pela hidrólise (quebra) do ATP é utilizada para alimentar muitas reações celulares que requerem energia.

Os grupos de três fosfatos, na ordem do mais próximo ao mais distante do açúcar ribose, são denominados alfa, beta e gama. O ATP torna-se instável pelas três cargas negativas adjacentes na sua cauda de fosfato, que "querem" muito se distanciar uma da outra. As ligações entre os grupos fosfato são chamadas ligações fosfoanidrido e você pode ouvir referirem-se a elas como ligações de “alta energia” .

Por que as ligações de fosfoanidrido são consideradas de alta energia? Isso significa que uma quantidade apreciável de energia é liberada quando uma dessas ligações se quebra numa hidrólise (reação de quebra mediada por água). O ATP é hidrolisado a ADP na seguinte reação:

ATP+ H2O <---> ADP + P (inorgânico) + energia


cleitonguirrugo: muito certo. eu já sabia dessa resposta obrigado pela colaboração
Perguntas interessantes