Na psicologia quando os testes são utilizados em indivíduos de diferentes grupos (por exemplo, grupos diferentes em relação ao gênero, origem cultural, educação, origem étnica, ou idade), os usuários competentes em testes farão todos os esforços possíveis para assegurar-se que: b. Os examinandos sejam consultados e lhes seja dado tratamento adequado a suas e desejos; c. Sejam realizados os preparativos necessários quando os examinandos apresentem déficits de audição, visão, motores ou outras dificuldades (por exemplo dificuldades de aprendizagem, dislexia); d. Sejam feitas modificações nos procedimentos de avaliação, se necessário, a fim de atender às modificações de testes (por exemplo, outros testes mais adequados, ou formas estruturadas de avaliação alternativa); e. Seja solicitado o auxílio de profissionais se o grau de modificação necessário para o uso do teste esteja além da experiência e do conhecimento do usuário; 6 Estes Princípios são relativos não somente a linguagens e dialetos nacionais diferentes, mas também a formas especiais de comunicação, tais como, linguagem de sinais, utilizada para superar os efeitos de formas de incapacidades. F. As modificações, quando necessárias, sejam realizadas de acordo com a natureza das deficiências e sejam planejadas para minimizar o impacto sobre a validade das pontuações e g. As informações relacionadas à natureza de alguma modificação realizada no teste ou no procedimento de aplicação sejam comunicadas àqueles que interpretam ou utilizam os testes, considerando que a ausência destas informações pode levar a uma interpretação tendenciosa ou a decisões injustas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Na Psicologia, padronização significa estabelecer um procedimento específico para que a utilização de um teste seja semelhante em qualquer ambiente. Por sua vez, adaptação refere-se a adaptar um teste a um contexto diferente sem perder suas propriedades semânticas e psicométricas originais. Finalmente, a validação consiste em analisar e relatar continuamente a validade, confiabilidade e equivalência dos escores dos testes para garantir que o instrumento funcione adequadamente em diferentes populações.
Uso de testes psicológicos em indivíduos de diferentes grupos
- A padronização de um instrumento consiste em sistematizar o processo de administração, qualificação e interpretação do mesmo, de forma que possa ser aplicado a qualquer indivíduo sob as mesmas especificações. No entanto, quando nem todos esses critérios são atendidos, pode-se falar em padronização parcial ou nula.
- A adaptação é um processo complexo de modificação de um instrumento para ser utilizado em um contexto diferente daquele para o qual foi criado. Geralmente, a adaptação de um teste é mais prática do que a construção de um novo e envolve a tradução da versão original do teste, a adaptação linguística e, posteriormente, a demonstração da equivalência entre as duas versões por meio da validação do teste.
- A validação é um processo contínuo onde são reunidas evidências para apoiar a consistência entre a interpretação das pontuações obtidas e a teoria na qual o teste se baseia. Para isso, existem fontes de validade: baseadas no conteúdo, na estrutura interna, na relação com outras variáveis, no processo de resposta e nas consequências do teste. Além disso, implica a demonstração de confiabilidade e equivalência de medição. Ressalta-se que a validação é uma responsabilidade compartilhada entre o criador de um teste e a pessoa que o utiliza, pois ambos devem garantir o bom funcionamento do instrumento em seus respectivos contextos.
Leia mais sobre testes psicológicos em: https://brainly.com.br/tarefa/49532495
#SPJ4
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás