Na prova de arranque, o competidor puxa a barra em um movimento único e estende ambos os braços acima da cabeça enquanto se agacha ou dobra as pernas. Em seguida, ergue-se e deve estabilizar a posição final por dois segundos, quando então pode soltar a barra.
Nessa situação, a força muscular do atleta deve ser suficiente para superar a força peso da barra. Qual
o efeito - alterar a velocidade, sustentar ou deformar - dessa força muscular
a) ao longo dos dois primeiros movimentos ilustrados na imagem?
b) no último passo da imagem?
Soluções para a tarefa
O atleta executa uma força para alterar a velocidade do peso e, posteriormente, para sustentar o peso no alto.
Vamos aplicar os conceitos da Mecânica Clássica (Leis de Newton) para analisar cada situação.
a) Nessas duas situações o atleta está levantando o peso, de acordo com o movimento descrito. Nesse etapa o peso está subindo, ou seja, está se deslocando verticalmente para cima. Nesse situação, há uma alteração da velocidade do peso, visto que inicialmente ele estava em repouso e após o atleta aplicar força ele inicia um movimento de subida.
b) Quando o peso atinge sua altura máxima o atleta passa a exercer uma força de tal modo que o peso fique em equilíbrio. Ou seja, é uma forma de sustentar o peso na altura desejada.
Você pode aprender mais sobre Força aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19440608
Resposta:
Nessa situação, a força muscular do atleta deve ser suficiente para superar a força peso da barra. Qual o efeito - alterar a velocidade, sustentar ou deformar - dessa força muscular
A) ao longo dos dois primeiros movimentos ilustrados na imagem?
Nessas duas situações o atleta está levantando o peso, de acordo com o movimento descrito. Nesse etapa o peso está subindo, ou seja, está se deslocando verticalmente para cima.
B) no último passo da imagem?
Quando o peso atinge sua altura máxima o atleta passa a exercer uma força de tal modo que o peso fique em equilíbrio. Ou seja, é uma forma de sustentar o peso na altura desejada.