Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil adotou uma postura de neutralidade. No entanto, três anos mais tarde, decide declarar guerra à Alemanha. Assinale a alternativa que explique esta postura do Brasil: *
1 ponto
a) O Brasil escolhe a neutralidade por causa dos negócios que mantinha com a Alemanha, mas declara a guerra quando esta afunda navios brasileiros.
b) O país prefere a neutralidade seguindo as recomendações dos chanceleres da América. No entanto, entra na guerra ao ver suas águas territoriais ameaçadas com a proximidade da Marinha alemã.
c) O governo brasileiro prefere não contrariar a numerosa colônia germânica no sul do país e se declara neutro, contudo opta pela beligerância quando navios mercantes são atacados pelos submarinos alemães.
d) O Brasil segue a postura de neutralidade dos Estados Unidos, porém muda de opinião quando este é atacado pelos alemães.
Soluções para a tarefa
Quando a Primeira Guerra Mundial foi deflagrada em 28 de julho de 1914, o Brasil adotou uma postura neutra em 4 de agosto de 1914. A posição brasileira seguiu a decisão dos EUA, que também declarou a neutralidade na primeira fase do combate
Explicação:
A atitude brasileira refletia a tendência diplomática iniciada com o marechal Hermes da Fonseca (1850 - 1923) à frente do Ministério da Guerra.
Havia um intenso intercâmbio político e comercial entre Brasil e Alemanha. O Brasil enviava oficiais brasileiros para servirem no Exército alemão, que era considerado o mais bem preparado e organizado da época. Por sua parte, o governo brasileiro adquiria armas de empresas alemãs.
e o Brasil também tinha uma quantidade de imigrantes alemães considerável no Sul do país