Português, perguntado por viniciusabreu7857, 1 ano atrás

Na primeira estrofe do texto 1 o eu lírico identifica se com um ourives Dentro dessa concepção a que corresponde a "prata firme" ? E o cinzel"?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
108

Olá,

Sabendo que na primeira estrofe do texto 1 o eu lírico identifica se com um ourives, então para sabermos os significados de "prata firme" e "cinzel" temos que analisar perante a perspectiva da profissão de ourives, basicamente um tipo de ramo onde o profissional fabrica joias.

Sabendo disso, o cinzel é um local onde o ourives depositava o ouro para que fosse aquecido e, nesse processo, as impurezas eram separadas do restante do outo. Já a ideia de "prata firme" estaria atrelada a ideia de uma prata estável.

Em sua poesia, Olavo Bilac compara-se a um ourives, comparando a pena e sua escrita com a prata firme e o cinzel, usados pelo ourives, enquanto que a pena e o ato de escrever fazem as joias do escritor.

Espero ter ajudado!

Respondido por jalves26
4

A "prata firme" corresponde ao papel em que o poeta registra seus versos. Já o "cinzel" seria a pena usada nessa escrita.

Os versos que comprovam a resposta:

"Sobre o papel / A pena, como em prata firme / Corre o cinzel."

Parnasianismo

Essa tarefa é referente ao poema "Profissão de fé", do poeta parnasiano Olavo Bilac.

Trata-se de um poema metalinguístico, pois aborda a criação poética, ou seja, é um poema que aborda como é feito um poema.

No texto, Bilac compara o trabalho do poeta ao de um ourives, que lapida o metal precioso até obter a joia perfeita. Assim, também deveria ser o trabalho do poeta parnasiano na busca do verso perfeito.

Mais sobre Parnasianismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/18761416

https://brainly.com.br/tarefa/37107495

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes