Na primeira estrofe do poema, o eu lírico diz que a mulher é "dona da vida"; e, na segunda estrofe, que ela é a "rainha da vida". Compare o emprego dessas expressões no contexto e explique a diferença de sentido entre elas.
Alguém me ajuda pls?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde! Dona e rainha simbolizam uma exaltação à pessoa que o poema cita, colocando o ser em um patamar de superioridade. A diferença de sentido entre "dona" e "rainha" é o nível em que a palavra "rainha" se encontra, sendo bem mais superior que "dona".
Explicação:
Espero ter ajudado.
Em relação ao poema Uma nordestina, de Alfredo Bosi, quando o eu lírico expressa que ela é dona da vida ele quer dizer que ela luta pela sobrevivência e ela quer viver e faz de tudo para conseguir, ou seja, é uma mulher forte, dona de si. Quando o eu lírico apresenta a expressão rainha da vida, é porque ela é mãe, rainha na vida de um outra alguém.
Análise do poema Uma nordestina
A descrição dos problemas que a mulher nordestina enfrenta engloba:
- a fome;
- a falta do amor;
- a falta de vestimentas adequadas;
- a seca do sertão nordestino.
Para esta nordestina, o bem mais precioso é sua própria vida, sendo que em certo momento o eu lírico acaba expondo seu ponto de vista, expondo sua indignação por essa mulher passar tanto trabalho.
O poema utiliza duas figuras de linguagem, sendo uma a antítese e a metáfora.
O que é a antítese?
A antítese consiste na apresentação de ideias opostos como no verso que apresenta o trecho: é uma rainha, parece mendiga.
O que é uma metáfora?
A metáfora utiliza o sentido figurado das palavras, sendo parte do texto. Um exemplo é o trecho que apresenta: Não importa a alma, aberta em ferida.
Saiba mais sobre o poema de Alfredo Bosi? https://brainly.com.br/tarefa/7107324