"Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil." (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961.) Esse manifesto revela que os militares: a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial. b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista. c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático. d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país. e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
Soluções para a tarefa
Respondido por
615
A alternativa correta é a c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático
Pois por meio deste documento, podemos observar que o interesse dos militares em assumir o governo federal já vinha muito antes do golpe, que ocorreu em 1964. Quando falavam da "ameaça contra a ordem", eles estavam buscando projetar um cenário político e econômico que fosse visivelmente influenciado pelo discurso comunista.
Assim, eles estavam preparando a aceitação do golpe e arquitetando o desenvolvimento de uma tensão que transformava a intervenção militar em atitude necessária.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Respondido por
129
Resposta: C- Justificavam uma possibilidade de intervenção errada em regime democrático.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás