Na presença de ácido clorídrico, o isopropilbenzenoconverte-se em isopropil-sec-butilbenzeno, que,por sua vez, transforma-se em isopropil-di-secbutilbenzeno como resultado de uma reação emsérie. O gráfico a seguir representa as concentrações(mol/L) das diferentes espécies (A, B e C) em funçãodo tempo (min).Assinale a opção que apresenta corretamente ascurvas associadas a cada uma das espécies.A Isopropilbenzeno (A), isopropil-sec-butilbenzeno(B), isopropil-di-sec-butilbenzeno (C).B Isopropilbenzeno (C), isopropil-sec-butilbenzeno(B), isopropil-di-sec-butilbenzeno (A).C Isopropilbenzeno (B), isopropil-sec-butilbenzeno(C), isopropil-di-sec-butilbenzeno (A).D Isopropilbenzeno (C), isopropil-sec-butilbenzeno(A), isopropil-di-sec-butilbenzeno (B).E Isopropilbenzeno (B), isopropil-sec-butilbenzeno(A), isopropil-di-sec-butilbenzeno (C).
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
C corresponde a Isopropilbenzeno, B é isopropil-sec-butilbenzeno e A é isopropil-di-sec-butilbenzeno (Alternativa B).
Nosso reagente nessa reação é o isopropilbenzeno, assim, espera-se que sua concentração comece alta e diminua ao longo do tempo. Dessa forma, o mesmo é representado adequadamente pela curva C.
Primeiramente é formado o isopropil-sec-butilbenzeno, o qual gera por fim o isopropil-di-sec-butilbenzeno. Logo, espera-se que a concentração de ambos comece igual a zero e vá aumentando com o tempo, sendo que para o segundo, espera-se a maior concentração ao fim, por ser o produto final (curva A).
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes