Na pré-história, o processo de fiação era realizado manualmente, no qual um chumaço de fibras (lã, algodão ou linho, por exemplo) era estirado e depois torcido. Nas antigas Grécia e Roma, o processo de fiação era realizado por um aparelho chamado ROCA. Uma evolução da roca primitiva foi a invenção da roca com tambor, no qual a fiadora podia ficar sentada. Com a revolução industrial da Inglaterra, automatizou-se o processo de fiação, transformando as rocas em máquinas que chamamos nos dias de hoje de Filatórios.
PEREIRA, G. de. S. Materiais e processos têxteis. Santa Caratarina: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Araranguá, 2009.
Sobre os fios, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
Fios podem ser monofilamentos ou multifilamentos, independentemente da fibra.
Alternativa 2:
O fio penteado é composto apenas por fibras longas, fios produzidos pelo processo de fiação penteada são de melhor qualidade, regularidade e resistência.
Alternativa 3:
O fio cardado é aquele composto apenas por fibras curtas, é um fio mais irregular e menos resistente o que favorece a formação de pilling (bolinhas) no tecido.
Alternativa 4:
O fio fantasia, que gera maior volume e irregularidade nas peças, são criados a partir de defeitos na fiação.
Alternativa 5:
Os fios não podem conter uma mistura de fibras, pois isso interfere em sua resistência e pode causar defeitos no processo produtivo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Alternativa 2: O fio penteado é composto apenas por fibras longas, fios produzidos pelo processo de fiação penteada são de melhor qualidade, regularidade e resistência.
Explicação:
página 58 do livro.
Respondido por
1
Os fios podem ser de monofilamentos ou de multifilamentos, tudo depende do tipo de fibra, além disso, podem ser de fibras longas, como o fio cardado, ou de fibras curtas, como os fios fantasias, sendo esse ultimo um que gera pouco volume (alternativa 2).
Os fios também podem ter fibras diferentes, e essa mistura de fibras pode interferir na resistência, seja porque o fabricante quer uma cacteristica diferente para o seu produto, ou por acidente, nesse caso aí pode ser considerado um defeito no processo produtivo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás