Na perspectiva piagetiana, o indivíduo não é uma folha em branco, nem traz consigo o conhecimento inato, mas é um ser que interage com o meio em que está inserido, para construir o conhecimento. Nesse sentido, o processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo inicia-se ao nascimento e termina na fase adulta. Para o autor, o recém-nascido traz consigo condições de vir a se tornar inteligente e, conforme age sobre o mundo, constrói estruturas que lhe permite cada vez mais se adaptar às novas situações, de maneira a construir estágios sucessivos de desenvolvimento. Assim, a teoria piagetiana envolveu basicamente permeada por dois processos relevantes. Quais são eles?
Soluções para a tarefa
Olá!
Os dois processos relevantes que permeiam a teoria piagetiana são a assimilação e a acomodação.
É importante compreender um pouquinho mais sobre o assunto:
De acordo com a teoria piagetiana durante a interação com o meio o organismo se orienta na busca da adaptação, visando à manutenção de seu equilíbrio.
A adaptação é então realizada através de processos de assimilação e acomodação.
A assimilação corresponde ao processo através do qual uma nova experiência é integrada à estruturas cognitivas já existentes, ou seja, novas informações são incorporadas aos esquemas de entendimento que o indivíduo já possui e o equilíbrio do organismo é mantido.
Por outro lado, quando os esquemas de entendimento já existentes não são suficientes para incorporar novas informações o equilíbrio do organismo é ameaçado e então iniciado um processo de acomodação; ou seja, a estrutura cognitiva existente é alterada para acomodar esta nova informação.
Resposta:
Assimilação e acomodação.
Explicação: