Na perspectiva marxista, a sociedade moderna é marcada por um nível de incerteza profundo e por uma intensa mutação, na qual a exploração se intensifica sob as circunstâncias do capitalismo.
Nesse sentido, ainda a partir da perspectiva marxista é correto afirmar que:
a) O capitalismo é marcado pela certeza da mobilidade social com base na meritocracia: qualquer indivíduo pode obter ascensão social desde que trabalhe e se esforce.
b) A exploração é uma condição específica do sistema capitalista e da modernidade, iniciada com a ascensão da classe burguesa.
c) Mais-valia é o nome dado à forma como a exploração acontece no sistema capitalista, caracterizada pelo não repasse do valor gerado pelo trabalhado do proletariado.
d) As incertezas da modernidade se dão, principalmente, porque o homem moderno perdeu sua fé em Deus e se encontra perdido no ateísmo.
e) A exploração é uma condição necessária para o avanço da tecnologia. Sem exploração tendemos a estagnação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa A está correta. A sociedade capitalista tem como noção a meritocracia.
A meritocracia se baseia no desenvolvimento das ações do indivíduo por parte de um sistema de méritos,sendo a chave da exploração do capital em relação ao proletário.
Ele só crescerá socialmente/economicamente ou dentro de um determinado setor, caso consiga superar as barreiras impostas, obtendo resultados.
Além disso, a meritocracia gera competitividade pois a individualidade e a vontade de crescimento avançam lado a lado com os indivíduos.
Respondido por
0
Resposta:Letra C
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás