NA PERSPECTIVA DEFENDIDA POR MACHADO DE ASSIS EM RELAÇÃO À CRÍTICA LITERÁRIA DO SÉCULO XIX, PODEMOS AFIRMAR QUE:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Machado de Assis diz não concordar com o termo Realismo para definir uma escola literária, dá conselhos a poetas que foram apagados com a passagem do tempo (pouquíssimas pessoas conhecem ou se lembram deles) e se mostra uma pessoa humilde, mas ciente da beleza de seu trabalho.
Explicação:
O texto "A Nova Geração" foi escrito por Machado de Assis no ano de 1879 e foi publicado em dezembro do mesmo ano em Revista Brasileira, vol. II. Trata-se de um ensaio crítico a respeito da condição da Literatura Brasileira na época e das manifestações, principalmente poéticas, de escritores contemporâneos desse período, que, didaticamente, é conhecido como Realismo, denominação que, ao longo do ensaio, é evidentemente criticada por Machado de Assis, como será possível verificar mais adiante.
O ensaio é dividido em três partes:
- ideias e impressões sobre a situação da Literatura Brasileira;
- análise da criação poética de escritores em voga na época e, a partir de seus comentários, Machado oferece uma série de conselhos aos poetas;
- e a conclusão do autor.
As três seções serão detalhadas a seguir. Na primeira, Machado de Assis faz um panorama geral da situação da Literatura Brasileira, afirmando que a nova geração de escritores surgiu a partir do fim do Romantismo e que estava passando por um período de transformação e inovação, ainda buscando uma identidade própria. O autor defende que a poesia é uma necessidade virtual do homem e que, por isso mesmo, estará em constante transição, não devendo nunca repetir o mesmo movimento.
A respeito do fim do Romantismo, Machado diz que o período passou, acabou ou morreu porque, como todos os demais períodos, foi um movimento mortal. De acordo com o autor, no fim do Romantismo, o estilo poético já não fazia mais sentido, tratando de assuntos triviais e exagerando no sentimentalismo. Em consequência disso, os romancistas perderam a força e passaram a ser alvo de desdém para os novos poetas.