Na perspectiva cultural da Educação Física, o professor deve avaliar cuidadosamente o contexto e, com base em certos princípios, selecionar a prática corporal e o modo como irá tematizá-la. Um dos princípios é reconhecer o patrimônio corporal da comunidade com vistas a desenvolver uma prática pedagógica em profunda sintonia com a cultura de chegada. Os conhecimentos que qualquer estudante acessa por meio das mídias, conversas com amigos e familiares, vivências pessoais, passeios e observações também constituem um referencial importante, uma vez que são mobilizados para ler e interpretar a realidade. As práticas corporais pertencentes ao universo cultural dos alunos transformam-se em temas de estudo com o intuito de valorizar as raízes culturais da comunidade na qual estamos inseridos. Reconhecer a cultura corporal de chegada implica criar condições para que os estudantes se manifestem a respeito do tema em questão de todas as formas possíveis. O currículo cultural requer atividades que permitam lidar com a heterogeneidade, sem almejar a padronização dos efeitos formativos: a assistência a vídeos, modos variados de participar das vivências corporais, construções de blogs, registros escritos, pictóricos, fílmicos ou fotográficos, análises de textos e imagens presentes nas mídias, elaboração de clipes, atividades partilhadas com outras instituições, demonstrações, apresentações, estudos do meio, construção de materiais, preparação e realização de entrevistas, conversas com convidados, realização de pesquisas etc. Considerando a abordagem do conteúdo “jogos, brinquedos e brincadeiras” para um grupo de crianças de 10 a 12 anos de idade, cite DUAS estratégias pedagógicas de mapeamento do patrimônio cultural das crianças e explique como essas estratégias podem ser desenvolvidas.
Soluções para a tarefa
Para os procedimentos didáticos aonde os professores atuam, pensando em Estratégicas e ações, foi selecionado alguns pontos, como ponto de partida e inclusão.PONTO DE PARTIDA: UM DOS POSSÍVEIS INÍCIOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM JOGOS É ALCANÇAR INFORMAÇÕES SOBRE O ALUNO:O QUE JÁ CONHECE, OS QUE JÁ PARTICIPAM E OS QUE IRÃO PARTICIPAR NA RUA OU NO COLÉGIO, COM O OBJETIVO DE OBTER UMA AVALIAÇÃO SOBRE O ALUNO.ESSE É O PONTO DE PARTIDA PARA O PROFESSOR/PROFISSIONAL DA ÁREA MAS NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS ALUNOS PASSAM PELOS MESMOS PROCEDIMENTOS. É UMA MANEIRA PARA O PROFISSIONAL MAPEAR AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DOS ALUNOS. NÃO PODEMOS ESTACIONAR SOMENTE NESSE CONHECIMENTO, E SIM TEMOS QUE AVANÇAR E ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS NAS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS.
INCLUSÃO: AO ANALISAR UMA PARTIDA INCLUSIVA EM UM JOGO DEVE-SE: APOIAR, ESTIMULAR, INCENTIVAR, VALORIZAR, PROMOVER E ACOLHER O ALUNO (ESTUDANTE, ATLETA), TODOS TEM A NECESSIDADE DE OUVIR SEU PROFESSOR/PROFISSIONAL. "CONFIANÇA SE ADQUIRE COM ATITUDES E A INFLUÊNCIA DO PROFISSIONAL SOBRE SEUS ALUNOS NÃO OCORRE SOMENTE NA RELAÇÃO ESTABELECIDA COM ELES, DEVE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE SUA AUTO IMAGEM PROFISSIONAL PRECISANDO PASSAR CONFIANÇA AOS SEUS ALUNOS, FAZENDO COM QUE ACREDITEM NELES PRÓPRIOS.
PRECISA-SE OCORRER A VALORIZAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, SEJA QUAL FOR SUA ETNIA, SEXO, REGISTRO LINGÜÍSTICO, CLASSE SOCIAL, RELIGIÃO OU NÍVEL DE HABILIDADE.
COM O ENSINO APRENDIZAGEM CITAMOS ALGUNS TÓPICOS COMO: PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E A EXCLUSÃO. É FUNDAMENTAL A COMPREENSÃO, 0 ESCLARECIMENTO E O ENTENDIMENTO DAS DIFERENÇAS NAS ESTRATÉGICAS OFERECIDAS ENTRE ALUNOS.
Resposta:
Podemos encontrar essa resposta no livro na pagina 103.
Explicação:
Basta fazer uma leitura e explicar com suas próprias palavras