Na Pedagogia Histórico-crítica, proposta por Gasparin (2009), o procedimento prático em sala de aula deve levar em conta a prática social, que é o ponto de partida. Tanto o professor como os alunos possuem essa prática em comum, mas em níveis diferentes de compreensão.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2009
A respeito do ensino de História, em uma perspectiva histórico-crítica, leia as afirmações abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso.
I. Devemos observar os conceitos que os alunos trazem de casa, mas nunca devemos sistematizá-lo, pois essa prática pode corroborar com um processo de aculturação deles.
II. Nessa prática didática, devemos nos preocupar com a complexidade dos temas, pois temas de cunho muito simples serão facilmente solucionados pelos alunos, não havendo aprendizado.
III. Como o professor tem uma experiência de vida teórica que o diferencia dos alunos, ele tem o papel de mediá-los, na intenção de lhes fornecer ferramentas na solução dos seus problemas, compreendidos na prática social.
IV. O professor deve partir do que o aluno tem como experiência vivida, pois este não é como uma folha em branco que podemos escrever o que bem entendemos, mas sim um ser que possui sua própria cultura e seus próprios valores inerentes à sua vontade.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativa 1:
F, F, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V, V.
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Alternativa 4:
V, V, V, F.
Alternativa 5:
V, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
FIZ ESTÁ QUESTÃO V. F, V, V
Com referência ao ensino de História, a partir de uma perspetiva histórico-crítica, A alternativa correta é a alternativa 3.
- V, F, V, V.
Pedagogia crítica
Uma pedagogia crítica é essencial para o educador profissional resgatar conhecimentos prévios, ou seja, a pedagogia crítica é uma proposta de ensino que facilita ao aluno questionar-se e indagar sobre as práticas que o geram, permitindo-lhe realizar uma atividade entre a teoria e a prática em que se atinge uma consciência crítica.
Portanto, podemos dizer que a pedagogia crítica tem um aspeto pautado no entendimento filosófico que a escola possui. Da mesma forma, há instituições que preferem uma educação mais voltada para a ciência, enquanto outras preferem uma humanização histórica.
Saiba mais sobre Pedagogia crítica em: https://brainly.com.br/tarefa/51314146
#SPJ2