Na ortografia da língua portuguesa, existem muitas palavras que causam confusão por serem grafadas de maneira arbitrária, ou seja, sem que haja uma justificativa, devendo ser repetidas da forma que são, então apreendemos sua grafia pela memória do hábito. Porém existem outras que seguem normas lógicas de uso. Por exemplo, visitante é escrita com s porque deriva de uma palavra que já é escrita com s, visita. Mas veja o curioso caso das palavras viajar e viagem. Apesar de serem da mesma natureza conceitual, elas se escrevem com j e com g, respectivamente, porque: *
a)Viajar é um verbo terminado em -jar e segue a regra dos verbos terminados em -jar ou -jear. Já viagem segue a regra dos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem, assim como garagem e ferrugem.
b)No caso de viajar, a justificativa é de que é um verbo derivado de uma palavra primitiva que se escreve com j. Já viagem é arbitrária.
c)Ambas as palavras seguem a justificativa da grafia arbitrária.
d)O verbo viajar segue a regra das palavras de origem ameríndia ou africana, e viagem tem como justificativa a grafia arbitrária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: B)No caso de viajar, a justificativa é de que é um verbo derivado de uma palavra primitiva que se escreve com j. Já viagem é arbitrária.
ipnossed:
sou o cara da pergunta de filosofia, caso você queira pontos gratis, tenho bastante, so entrar em contato, me ajudou muitp
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás