Na oração “Dei a notícia de manhã.”, o verbo é: *
0 pontos
a) transitivo direto e indireto.
b) intransitivo
c) transitivo indireto
d) transitivo direto
e) transitivo direto (com objeto direto preposicionado)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em "dei a notícia de manhã" o verbo "dei" é transitivo direto.
Explicação:
A transitividade de um verbo tem relação com seus complementos. Se um verbo não tem complemento e tem seu sentido completo ele é intransitivo. É o caso de dormir em "eu durmo". Não há um complemento e todos conseguem entender o que a frase significa.
Quando um verbo precisa de um complemento, dizemos que ele é transitivo. Os verbos transitivos podem ser de alguns tipos: diretos, indiretos, diretos e indiretos, com ou sem preposição.
Para saber qual é a transitividade de um verbo, podemos fazer perguntas para ele. Quando perguntamos "O quê?", há um verbo transitivo direto. É o caso da frase da pergunta. A notícia responde o que foi dado de manhã.
Os verbos transitivos indiretos costumam apresentar preposição, então podemos fazer algumas perguntas a ele, como "de quê?", "em quem?", "a quem?". Um exemplo é "ele acredita em mim", em que a pergunta é "em quem?".
Por último, os verbos transitivos diretos e indiretos apresentam os dois tipos de complemento.
Resposta:
d) transitivo direto
Explicação:
Dei é um verbo transitivo direto (dei o quê?), porque precisa de um complemento sem preposição (a notícia, que é o objeto direto). “De manhã” é adjunto adverbial de tempo, ou seja, é um termo acessório da oração.