na oração: a estudante está ____ cansada porque fez uma prova que começou ao __________ e terminou às quatro horas da tarde. ela acredita que foi muito ____ na prova, teve ________ dificuldades em matemática, isso porque _______ estudar, escolheu brincar. a aluna _____ percebeu que deveria ter se dedicado aos estudos. qual alternativa preenche corretamente as lacunas: meia, meio-dia e meio, mau, bastante, ao invés de, mesmo. meia, meio-dia e meia, mau, bastante, ao invés de, mesma. meio, meio-dia e meio, mal, bastante, em vez de, mesmo. meio, meio-dia e meia, mal, bastantes, em vez de, mesma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
meio, meio-dia e meia, mal, bastantes, em vez de, mesma.
Explicação:
A estudante esta meio cansada.
Substitui-se um pouco por meio sempre, nao ha variacao de genero, meia utiliza-se como sinonimo de metade - esse sim varia de acordo com o genero, como pode ser visto no exemplo abaixo
que comecou ao meio-dia
Como estamos falando da metade do dia e nao da hora, coloca-se meio concordando com dia (metade do dia ja passou).
que foi muito mal na prova,
quando podemos utilizar bem, utiliza-se no seu lugar o inverso que e mal com L, quando podemos substituir por bom, usamos o no lugar o contrario de bom que e mau com u.
teve bastante dificuldades
O uso mais comum é usar bastante como advérbio, no sentido de muito, que e o caso. assim, a palavra está relacionada ao verbo, então não sofre flexão e deve ficar sempre no singular.
isso porque em vez de estudar, escolheu brincar.
Ao inves de tem significado de ao contrario de, sinalizando ideias contrarias. No caso ha a ideia de substituicao, entao se utiliza em vez de.
A aluna mesma percebeu que deveria ter se dedicado ao estudos
A palavra mesmo quando e utilizada com sentido de próprio, atua como um pronome demonstrativo de reforço, sendo variável no singular e no plural e no masculino e feminino.