História, perguntado por isabelawestphal14072, 6 meses atrás

Na obra “Instituições da religião cristã”, Calvino defendeu diversos princípios do pensamento luterano e reforçou a Teoria da Predestinação Absoluta. Entre outras ideias, o pensamento calvinista defendia princípios morais bastante rígidos e via no trabalho e na poupança duas virtudes a serem valorizadas pelo verdadeiro cristão. A valorização do trabalho foi um princípio que atraiu vários representantes da burguesia suíça. Segundo os pesquisadores da temática religiosa, as ideias do calvinismo foram de suma importância para que o sistema capitalista se desenvolvesse.
 
1) O texto afirma que o calvinismo foi muito importante para o desenvolvimento do capitalismo. Essa importância se configurou por que:
 
A) a Igreja condenava as práticas comerciais da Burguesia, que viu no Calvinismo a oportunidade de se afirmar a partir dos lucros gerados pelo trabalho, o que significou o início do capitalismo.

 B) a Burguesia recebeu o apoio da igreja em relação às ideias calvinistas, reforçando dessa forma sua atuação e abrindo as portas para o controle de novas rotas comerciais com a benção do Papa.

C) o Rei conciliou os interesses da Burguesia e da Igreja, possibilitando o fortalecimento do comércio com justificativas elaboradas a partir das ideias calvinistas, que valorizavam o trabalho e o lucro.

 D) a Nobreza apoiou o calvinismo e incentivou a Burguesia a se posicionar contra a Igreja, fortalecendo dessa forma o comércio e favorecendo a busca do lucro e o início do capitalismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por maurocesar974
17

Resposta:

a

Explicação:

confia a resposta é a) deixa o coração


isabelawestphal14072: Obrigada
Perguntas interessantes