Na obra “À ética protestante e o espírito do capitalismo”, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de ética religiosa surgida no contexto do desenvolvimento do capitalismo moderno. Essa nova ética seria fundamental para a valorização do ideal do trabalho e da disciplina por meio de uma vida metódica, austera e contida. A esse respeito, assinale a opção correta:
1. O surgimento do capitalismo é resultado da permanência do pensamento religioso cruzadista, ainda muito presente na Modernidade.
2. Proletários eram muitíssimos mais religiosos que a classe burguesa, o que justifica o aumento no número de igrejas em bairros mais carentes de recursos econômicos.
3. A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.
4. Cristianismo e capitalismo sempre foram ideias muito próximas, uma vez que a Bíblia incentiva o trabalho e o progresso econômico como formas do ser humano se aproximar de Deus.
5. Todas as respostas anteriores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A resposta correta é o número (3).
Explicação:
Para Weber, a relação entre a ética protestante e a valorização do trabalho se constituiu em fator determinante para o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que essa ética encarnava alguns preceitos favoráveis a esse sistema econômico como não condenar o lucro, por exemplo.
Respondido por
2
Resposta: 3
Explicação:Para Weber,a relação entre a ética protestante e a valorização do trabalho se constituiu em fator determinante para o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que essa ética encarnava alguns preceitos favoráveis a esse sistema econômico como não condenar o lucro, por exemplo.
Perguntas interessantes