História, perguntado por luisafernandes168, 7 meses atrás

Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista”.

Fonte: (REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003)

O episódio descrito no trecho contribuiu para:

A) a intensificação das tensões no interior da elite de grandes proprietários, no contexto da Regência, incomodados com as diversas revoltas que explodiram à época.

B) a abolição da escravidão, poucos anos depois, pois os grandes proprietários sentiram-se ameaçados e inseguros e perceberam a necessidade de adotar o trabalho livre.

C) a intensificação do tráfico negreiro, pois, diante do crescente conflito social, os defensores do escravismo reconheceram que era necessário trazer mais escravos para o Brasil.

D) o aprofundamento da crise que levou à renúncia de Dom Pedro I, considerado um monarca politicamente inábil e incapaz de manter a imensa população de escravos sob controle.

me ajudem pfvv ​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielcapuccino1309
2

Resposta: A resposta certa é a alternativa D

Explicação: Esse e outros conflitos contribuíram para a impopularidade de Dom Pedro I, que após toda essa pressão, acabou abdicando do trono

Perguntas interessantes