História, perguntado por larrydaughter28, 9 meses atrás

“Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos. Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista”.


Fonte: (REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003)


O episódio descrito no trecho contribuiu para:


A) a intensificação das tensões no interior da elite de grandes proprietários, no contexto da Regência, incomodados com as diversas revoltas que explodiram à época.


B) a abolição da escravidão, poucos anos depois, pois os grandes proprietários sentiram-se ameaçados e inseguros e perceberam a necessidade de adotar o trabalho livre.


C) a intensificação do tráfico negreiro, pois, diante do crescente conflito social, os defensores do escravismo reconheceram que era necessário trazer mais escravos para o Brasil.


D) o aprofundamento da crise que levou à renúncia de Dom Pedro I, considerado um monarca politicamente inábil e incapaz de manter a imensa população de escravos sob controle.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
36

É correta a alternativa A, já que a Revolta dos Malês (que é descrita no texto)  era vista como um possível prenúncio de grandes levantes de escravizados no Brasil, o que ameaçava diretamente os interesses econômicos das elites latifundiárias.

Este medo, associado com a série de revoltas separatistas (como a Farroupilha) e movimentos de contestação política de origem popular (como a Cabanagem e a Balaiada) que marcaram o período fez com que começasse a surgir apoio a formas mais centralizadas de governo, com o apoio às Regências Unas e depois à antecipação da Maioridade de Dom Pedro II.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/172229

Anexos:
Respondido por nataliafransantos
0

Sobre a Revolta ocorrida em 1825, na Bahia é correto afirmar que “a intensificação das tensões no interior da elite de grandes proprietários, no contexto da Regência, incomodados com as diversas revoltas que explodiram à época ” (alternativa a).

A Revolta do Malês trouxe medo para os senhores de engenho que temia que novas revoltas envolvendo escravizados pudessem ocorrer. Além disso, o período foi marcado por diversas revoltas em várias províncias, sendo as principais a Revolução Farroupilha, a Cabanagem, a Balaiada e a Sabinada, algumas delas separatistas.

A Revolta do Malês

A revolta ocorreu por escravizados vindos da Nigéria, que eram praticantes do islamismo. Entre os principais objetivos estavam a de libertação dos escravizados.

Essa revolta recebeu influência do processo de independência do Haiti, realizado por escravizados que teve início em 1804, o que causava ainda mais temor nos senhores de engenho.

O movimento teria início no final do mês sagrado do calendário islâmico, mas a revolta foi denunciada e as tropas do governo acabaram com o movimento com violência e penas severas  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Revolta do Malês em: https://brainly.com.br/tarefa/172229

Anexos:
Perguntas interessantes