Pedagogia, perguntado por julianafreitas728, 11 meses atrás

na narrativa infantil o papel da escola não deve ser

Soluções para a tarefa

Respondido por Luisaisabelle17
0

A instituição escolar, desde a sua criação, tem como missão fundamental transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade ao longo de sua história. Desta forma, fatos históricos, algoritmos matemáticos, leis da natureza, a escrita de acordo com a norma culta vigente, entre outras questões, sempre foram objetos da aprendizagem.

Por muitos anos, esse conhecimento chegava aos alunos, predominantemente, pela voz dos professores. Este modelo atendeu às necessidades de uma época. No entanto, hoje em dia, os estudantes tem acesso à todo o conhecimento disponível na escola por uma simples pesquisa na internet. Por esse motivo, estaria a escola e os professores totalmente obsoletos no processo de ensino-aprendizagem nos dias de hoje?

Logicamente que não. Mas, com o passar do tempo, foi necessário criar um novo papel para a escola e os professores. O novo modelo de educação exige que a equipe pedagógica esteja ciente que, além de repassar o conhecimento, é preciso formar cidadãos críticos, com valores sólidos e conhecedores do seu papel na sociedade.

ESPERO TER TE AJUDADO ^^

Seguindo esse princípio, o aluno precisa aprender a discernir as diferentes fontes de informação disponíveis para poder, com critérios claros, buscar aquelas que são, de fato, confiáveis. Ao mesmo tempo, devem aprender a relacionar o conhecimento das diferentes disciplinas, descrever os fatos, levantar hipóteses a respeito de um fenômeno natural, saber deduzir uma expressão matemática ou comparar determinado fato histórico com a realidade atual.

A esse conjunto de ações denominamos, atualmente, de conteúdos procedimentais, no campo cognitivo do aluno. Ou seja, o saber fazer a partir do conhecimento dos conteúdos conceituais. Sendo assim, o conhecimento acumulado pela humanidade continua sendo trabalhado nas salas de aula em conjunto com procedimentos essenciais para os dias de hoje.

Perguntas interessantes