Na MTC temos métodos próprios e minuciosos para a realização de um diagnóstico, sendo o “Ba Gang ou 8 princípios” o mais conhecido. Mas, fundamentando-se na MTC, é de extrema importância que saibamos da existência de dois tipos básicos de doenças para melhor direcionamento do diagnóstico, e a partir de uma avalição correta é possível identificar os padrões energéticos individuais, ou seja, na doença há o desequilíbrio energético (OLIVEIRA, 2020).
Como futuro profissional, a partir do entendimento do texto acima, responda as questões a seguir:
a) Cite e descreva quais são os dois tipos básicos de doenças na MTC?
b) Quais são as duas maneiras pelo qual o Qi pode se apresentar? Dê um exemplo de cada um deles.
c) Aponte quais as principais funções do Qi para o corpo humano e explique uma dessas funções?
Etapa 02:
“Jing Luo” é o termo usado para englobar os meridianos e suas ramificações, cuja função está na ligação dos órgãos e dos membros, ou seja, fazem comunicar o alto e o baixo, a superfície e o interior e regulam o funcionamento de cada parte do corpo pelas quais circulam o Qi e o sangue. E na MTC, esses meridianos (Jing) se dividem em três categorias: os meridianos comuns ou regulares (Jing Mai), os meridianos particulares, também chamados de extraordinários, curiosos, estranhos (Qi JingMai) e os meridianos distintos ou separados (Jing Bie) (OLIVEIRA, 2020).
Perante o exposto, responda:
a) Cite quais são os meridianos regulares (Jing Mai) e os meridianos particulares (Qi JingMai).
b) Qual a importante ação do meridiano separados (Jing Bie)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ETAPA 1
A) Existem dois tipos básicos de doenças:
> A doença por “Excesso”. Aqui, de forma invariável, temos a presença de um fator patogênico, que pode ser o Frio, o Vento, a Umidade, a Secura ou o Calor, ou uma estagnação, que pode ser de Energia ou de Sangue.
> A doença por “Deficiência”. Aqui, de forma invariável, existe a falta de alguma substância vital, que pode ser Energia (Qi, Yin ou Yang) ou Sangue (AUTEROCHE; NAVAILH, 1992).
B) > O QI que participa na formação dos elementos constitutivos do corpo e permite a manifestação da vida. Ele é representado pela essência, por exemplo, o Qi da respiração (sendo Qi do céu), de natureza Yang; e pela substância, por exemplo, o Qi da alimentação (Qi da terra), de natureza Yin.
> O QI que é constituído pela atividade fisiológica dos tecidos orgânicos, por exemplo, o Qi dos vasos sanguíneos e dos órgãos.
Esses dois aspectos do Qi têm relações interdependentes: o primeiro é a base material do segundo, o segundo é a manifestação da atividade do primeiro.
C) O Qi tem função extremamente importante para o corpo humano. Suas principais características funcionais incluem:
a) A colocação em movimento (a impulsão).
b) A regulação da temperatura do corpo.
c) A proteção.
d) A atividade de controle.
e) A atividade de transformação (Qi Hua).
> A Proteção
O Qi é capaz de proteger a pele e os músculos, impedindo agentes patogênicos intrusos. Este agente é denominado de Xi e flui onde há vácuo (deficiência) de Qi. Além disso, quando um agente patogênico conseguir penetrar no interior do organismo, o Qi poderá lutar com ele e, se conseguir expulsá-lo, readquire-se a saúde.
ETAPA 02
A) Há 12 meridianos regulares compostos de:
• Três meridianos Yin do membro superior.
• Três meridianos Yin do membro inferior.
• Três meridianos Yang do membro superior.
• Três meridianos Yang do membro inferior.
Há oito meridianos particulares:
• Du Mai.
• Ren Mai.
• Chong Mai.
• Dai Mai.
• Yin Qiao Mai.
• Yang Qiao Mai.
• Yin Wei Mai.
• Yang Wei Mai.
Esses são chamados particulares, porque não têm relações, nem comunicação especial com as vísceras. E ainda, não há correspondência nem união entre eles, e compreendem um forro na parte externa. É nisso que são diferentes dos meridianos regulares que cruzam e lhes pedem pontos emprestados.
B) Eles possuem ação importante, assegurando a ligação entre dois meridianos, sendo um interno e o outro de superfície, permitindo ligação entre os órgãos e as partes do corpo que não podem ser alcançadas pelos meridianos regulares, cuja ação eles completam.
Explicação:
ETAPA 1
A) pg 33
B) pg 34
C) pg 39
ETAPA 2
A) pg 42
B) pg 43