Na Monarquia e nos primeiros anos da República romana as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A luta por direitos fez com que os plebeus conseguissem que as leis se tornassem escritas. Nesse contexto , os objetivos de tornarem a oralidade em escrita esteve relacionada à: *
8 pontos
a) a necessidade de registrar os deveres das pessoas consideradas cidadãs.
b) evitar que as leis fossem manipuladas pelos patrícios de acordo com seus interesses.
c) democracia , já que todos eram considerados cidadãos perante a lei.
d) ao direito de ir e vir independente de classe social.
e) a obrigatoriedade do cumprimento dos deveres para com a República romana.
me ajudem, por favor
Soluções para a tarefa
A afirmativa que responde esta questão sobre as leis escritas de Roma é a alternativa "B".
Leis escritas
As leis escritas de Roma surgiram a a partir da Lei das Doze Tábuas que traziam praticamente todo o direito que era vigente na época.
Lei das Doze Tábuas
Como os patrícios estavam no poder, a maioria das leis prejudicava o povo plebeu. Tudo isso se agravava ainda mais com a transmissão de forma oral das leis que possibilitava a mudança de forma fácil e sem comprometimentos.
A insatisfação dos plebeus fez com que algumas mudanças no sistema político fosse feitas e uma delas foi a Lei das Doze Tábuas, o primeiro conjunto de leis escritas de Roma que determinavam que os direitos e deveres dos cidadãos fossem garantidos e que não sofreriam alterações.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, podemos entender e concluir que as leis escritas foram criadas para que as leis não fossem manipuladas pelos patrícios para atenderem aos seus interesses.
Curiosidade: por mais lógico que seja, é válido ressaltar que a Lei das Doze Tábuas tem esse nome justamente pelo fato de que foram necessárias doze tábuas para escrever todo o conjunto.
Aprofunde seu conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/6858141
https://brainly.com.br/tarefa/20303853