Na modalidade de ginastica artistica, quais as qualidades fisicas mais usadas?
Soluções para a tarefa
Valências físicas desenvolvidas na ginástica olímpica
A modalidade, de forma geral, trabalha vários fatores físicos no indivíduo, entre eles, força, agilidade, flexibilidade e equilíbrio. Mas existem outros aspectos que são trabalhados de acordo com a finalidade da atividade.
- Na escola ou "escolinha": coordenação motora, uso do intelecto, criatividade, expressão corporal, disciplina e organização.
- Recreação: explora situações divertidas realizadas em dupla ou em pequenos grupos, envolvendo rotações do corpo e saltos e que fazem uso da ginástica de solo. Propicia a sociabilização, isto é, a formação de um grupo de amigos, e períodos de divertimento, além de melhorar algumas capacidades físicas. Assim como nas escolas, qualquer pessoa pode praticá-la, mesmo que sua altura ou peso esteja acima do padrão de ginasta, porque ela não visa à competição.
- Alto nível competitivo: Exige muita disciplina, força de vontade, concentração e prática mental dos movimentos. Requer também muita repetição e autodomínio do corpo para se chegar ao um bom desempenho. Quem consegue atender a todas essas exigências é recompensado com movimentos de imensa beleza, precisos e seguros. Por isso, a ginástica olímpica pode ser considerada uma arte e até recebeu o nome de ginástica artística. As sessões duram várias horas e normalmente são feitas de cinco a seis vezes por semana. Para esse treinamento, as crianças precisam passar por uma seleção em que são analisados seu biótipo (características físicas) e suas características psicológicas e pessoais, com a finalidade de verificar se o atleta será capaz de se adaptar ao treinamento intenso e às constantes e desgastantes competições. Mas o fato de a criança ser aprovada nessa seleção não significa que ela tenha dom para a ginástica olímpica, mas apenas que ela possui características importantes para esse tipo de atividade.
Os benefícios que a ginástica olímpica proporciona podem ser subdivididos da seguinte forma:
- Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo e lateralidade.
- Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
- Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória