História, perguntado por karolaine67, 1 ano atrás

na mitologia grega Zeus e o principal e Amon Rá na egipcia e na asteca quem era o deus maior

Soluções para a tarefa

Respondido por maykonsouza
4
Quetzalcóatl era o principal deus asteca
Respondido por 3691abril
0

Mitologia Azteca

A Mitologia dos povos Nauatles (Aztecas, Toltecas, Zacatecas, Olmecas, Txaltecas) é a mesma, pelo que devemos dizer Mitologia Nauatle.

Na Mitologia Nauatle, não existe um Deus dos Deuses nem um Rei dos Deuses, como acontece com Zeus na Mitologia Grega, com Júpiter na Mitologia Romana, ou com Odin, na Mitologia Nórdica, nem um Criador dos Deuses, como acontece com Amon-Rá na Mitologia Egípcia.

Porém, para os Nauatles há alguns Deuses que têm mais importância do que outros. Quetzalcoátl é muito destacado por ter sido ele a criar a Terra, e também por ajudar bastante os humanos na sua sobrevivência. Segundo as lendas, é graças a ele que tinham cacau e milho. É representado sob a forma de uma serpente emplumada, com penas de Quetzal, uma ave da América Central. É também o protetor dos Toltecas.

Xolótl, irmão gémeo de Quetzalcoátl, também é muito importante, pois terá sido ele que criou os humanos, os cães e trouxe o fogo à Terra. Viveria no submundo. Teria inúmeras más-formações e deficiências, e é representado como metade humano e metade cão, com os pés ao contrário e corcunda. Teria como mensageiros os Xoloitzoquintles, uma raça de cães que ainda hoje existe, mas que tem uma mutação tal que três em cada quatro cachorros não têm pelo, e o restante um tem pelo. Estes Xoloitzoquintles, para os Aztecas, seriam companheiros para sempre, até depois da morte. Por isso, todos os Aztecas, ricos ou pobres, tinham um. Também protegeriam das doenças e atenuariam a dor. Xolótl também protegeria o Sol durante a noite, quando este passava pelo submundo.

Devido ao nascimento de Quetzalcoátl e de Xólotl, terá surgido este Universo.

Entretanto, há Tezcatipolca. Andaria em constante conflito com Quetzalcoátl, e teria se tornado mau quando o Universo anterior acabou. A partir daí, por onde passasse, deixaria um rasto de destruição. Exigia mais sacrifícios do que qualquer outro Deus. Tinha inveja de Quetzalcoátl, e terá sido por causa dele que Quetzalcoátl foi expulso do Reino do Sol (Reino dos Deuses). Passou a ser o Senhor da Noite e da Lua, e tenta sempre destruir o Sol e as estrelas, para que só haja escuridão no Universo, como havia antes do nascimento de Quetzalcoátl e de Xolótl.

Porém, para os Aztecas, é Huitzilopochtli que tem maior importância. Seria um guerreiro do Universo anterior, que foi salvo pela Deusa Virgem. Terá adotado os Aztecas como os seus filhos, mudando-lhes o nome para Mexicas, ou seja, filhos de Mexi, que era a sua alcunha. Era o Deus do Sol e da Guerra, e deu aos Aztecas poderes da guerra. Ajudou-os quando a sua primeira cidade, Aztlán, foi destruída, prometeu-lhes um Império grandioso, e indicou-lhes, por sinal de uma águia pousada num cato com uma serpente no bico, onde deveriam fundar a capital do Império prometido, Tenochtitlán. Quetzalcoátl detestava Huitzilopochtli já que acreditava que ele era o responsável pele quebra de harmonia entre os humanos.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes