Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte apartir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas,deve-se aO terem elétrons no subnível f.© serem elementos de transição interna.© pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.© terem seus elétrons mais externos nos níveis 4e5, respectivamente.E estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.
Soluções para a tarefa
Olá,
Ao analisarmos os dois personagens da mitologia grega, Nióbia e Tântalo, que acabaram sendo adotados pela química, sendo que temos como esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73).
Desse modo, podemos concluir que a importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, ocorre em detrimento de os mesmos pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
É correta a opção "pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.".
Abraços!
Resposta: Resposta correta: letra C
A questão diz que os elementos químicos nióbio e tântalo possuem características físico-químicas muito semelhantes. Isso só é possível quando os elementos em questão pertencem a mesma família (ou grupo) da tabela periódica (representados pelas colunas, como pode ser visto na figura abaixo). Nenhuma das alternativas tem justificativas coerentes para que os elementos apresentem características físicas e químicas similares além da alternativa C.