Na metade do século XX uma importante pensadora chamada Simone de Beauvoir
lançou um livro chamado O Segundo Sexo, livro esse que ampliou as discussões em torno da condição das mulheres e a relação entre os sexos. Com base nessa discussão, como o pensamento de Simone de Beauvoir contribuiu para as discussões feministas?
Soluções para a tarefa
Simone de Beauvoir articula uma investigação sistemática sobre significados sociais para os quais nem sequer existiam palavras em 1949. Sua coragem foi colossal, pois muitas feministas de seu tempo ainda guardavam silêncio sobre as fantasias projetadas nos corpos das mulheres e a importância disso em seu posicionamento social assimétrico.
Entre outras coisas, a contribuição dessa pensadora genial, a mais ilustre moradora do Quartier Latin parisiense, foi situar a reflexão sobre o corpo no centro do feminismo: se toda existência humana, segundo ela, é definida por sua localização, a corporalidade da mulher e os significados sociais que se lhe atribuem condicionam sua existência. Essa máxima tão simples era revolucionária há 70 anos e continua sendo hoje, porque a mulher ainda se realiza no mundo como um corpo submetido a tabus e estereótipos que servem como desculpas para legitimar as mais evidentes discriminações sociais.