Na Mesopotâmia haviam dois rios o Tigre e o Eufrates,então porque eram construídos diques?
Soluções para a tarefa
O RIO TIGRE
O Tigre (arabe: الفرات al-Furāt; antigo persa: tigr, aramaico siríaco: Deqlath, turco: Dicle; Hebrew: חידקל Ḥîddeqel, biblical Hiddekel) é o membro oriental do par de grandes rios que definem a Mesopotâmia, juntamente com o Eufrates, que flui das montanhas da Anatólia através do Iraque. (De fato, o nome "Mesopotâmia" é uma tradução grega do antigo persa Miyanrudan que significa "a terra entre os rios". Bethnahrin é a palavra aramaica para a área).
O nome Tigre vem do persa antigo e significa "o rápido". Outro nome para esta água usada desde o tempo do Império Persa é Arvand, que tem o mesmo significado. O nome Arvand é hoje o nome da parte inferior do Tigre (ou seja, Arvand / Shatt al-Arab) em persa.As primeiras referências ao Eufrates vêm de textos cuneiformes encontrados em Shuruppak e Nippur pré-sargônico no sul do Iraque e datam de meados do terceiro milênio aC. Nestes textos, escritos em sumério, o Eufrates é chamado Buranuna (logográfico: UD.KIB.NUN). O nome também poderia ser escrito KIB.NUN (NA) ou dKIB.NUN, com o prefixo "d" indicando que o rio era uma divindade. Em sumério, o nome da cidade de Sippar no atual Iraque também foi escrito UD.KIB.NUN, indicando uma relação historicamente forte entre a cidade e o rio.
O Tigre tem aproximadamente 1.800 km (1.150 milhas) de comprimento, erguendo-se nas Montanhas Taurus, no leste da Turquia, e fluindo em uma direção geralmente sudeste até se unir ao Eufrates, perto de Al Qurna, no sul do Iraque. Os dois rios juntos formam a hidrovia Shatt al-Arab, que deságua no Golfo Pérsico. O rio é acompanhado por muitos afluentes, incluindo o Diyala e o Zab.
A ciddade de Bagdá e o Rio Tigre
Bagdá, a capital do Iraque, fica na margem ocidental do Tigre, enquanto a cidade portuária de Basra se estende tanto pelo Tigre quanto pelo Eufrates. Nos tempos antigos, muitas das grandes cidades da Mesopotâmia ficavam sobre ou perto do rio, puxando água para irrigar a civilização dos sumérios. Notáveis cidades do lado do Tigre incluíam Nínive, Ctesífon e Selêucia, enquanto a cidade de Lagash foi irrigada pela água do Tigre que foi entregue através de um canal escavado por volta de 2400 aC. A cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, também está localizada no rio e deriva seu nome.
O Tigre tem sido uma importante rota de transporte em um país amplamente deserto. É navegável até Bagdá por navios de pouca profundidade, mas jangadas são necessárias para o transporte rio acima até Mosul. O comércio fluvial declinou em importância durante o século XX, quando a ferrovia e as estradas Basra-Bagdá-Mosul assumiram grande parte do tráfego de carga.
Rio Tigre em Mosul, Iraque
O rio é fortemente represado no Iraque e na Turquia, a fim de fornecer água para irrigar as regiões áridas e semidesérticas que fazem fronteira com o vale do rio. O represamento também tem sido importante para evitar inundações no Iraque, para as quais o Tigre tem sido notoriamente propenso a seguir o degelo nas montanhas turcas por volta de abril.
O EUFRATES
O Eufrates (o nome grego tradicional para o rio, que está em Persa Antigo Ufrat, aramaico Prâth / Frot, em árabe Al-Furat, em turco Fırat e na antiga língua assíria Pu-rat-tu) é o mais ocidental dos dois grandes rios que definem a Mesopotâmia (Bethnahrin em aramaico), sendo o outro o Tigre. Seu nome origina-se do velho persa e avestano (velho-iraniano) huperethuua "bom para atravessar", de hu "bom" + peretu "vau".
A aldeia de Halfeti, Turquia ao longo do Eufrates.
O rio tem aproximadamente 2.780 km (1.700 milhas) de comprimento. Ela é formada pela união de dois ramos, o Kara (o Eufrates ocidental), que se ergue nas terras altas do leste da Turquia, ao norte de Erzerum e do Murat (o Eufrates oriental), que sai do lago Van. Os trechos superiores do Eufrates fluem através de desfiladeiros íngremes e desfiladeiros, depois para sudeste através da Síria e depois através do Iraque. O Khabur e o rio Balikh se juntam ao Eufrates no leste da Síria. Ambos têm suas origens na Turquia.
PANTANOS DO DELTA EUFRATES E TIGRE
O rio costumava se dividir em muitos canais em Basra, formando um extenso pântano, mas os pântanos foram drenados pelo governo de Saddam Hussein nos anos 90 como um meio de expulsar os rebeldes árabes dos pântanos. Desde a invasão do Iraque em 2003, a política de drenagem foi revertida, mas resta saber se os pântanos se recuperarão.
O Eufrates é navegável apenas por barcos de calado muito raso, que podem chegar até a cidade iraquiana de Hit, localizada a 1.200 milhas a montante e a apenas 53 metros acima do nível do mar. Acima de Hit, no entanto, cardumes e corredeiras tornam o rio comercialmente inavegável. Sua inundação anual, causada pelo derretimento de neve nas montanhas da Armênia, foi parcialmente verificada por novas represas e reservatórios no curso superior. Um canal de 550 quilômetros liga o Eufrates ao Tigre para servir como rota para barcaças fluviais.
Explicação:
Para que quando os rios não estivessem cheios as pessoas pudessem ter outra opção para se abastecer.