“Na Mesoamérica existiram sistemas de irrigação por canais e por ilhas flutuantes. Estas, utilizadas nos lagos do México central, permitiam rendimentos prodigiosos (de 300 a 500%) ao usar plantas aquáticas, limo e excrementos como fertilizantes”. Adaptado de CARDOSO, Ciro Flamaron. A América Pré-colombiana. São Paulo, Brasileiense, 1987. p.59-60. O texto faz referência às: A plantas aquáticas, base da alimentação asteca até a dominação espanhola na América. B ilhas flutuantes, criação dos incas e maias utilizadas nas plantações em lagos astecas. C chinampas, complexa técnica para superar a ausência de terras adequadas ao cultivo. D cuatequils, sistema utilizado para aumentar a população e superar a falta de alimentos. Material de apoio:
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
É correta a alternativa C.
As chinampas - o nome adequado desta técnica específica empregada pelos astecas - era uma forma de transformar o território "pouco propício" para a agricultura em um território adequado, sendo um exemplo do grau de desenvolvimento técnico dos povos mesoamericanos.
Por meio de técnicas como estas foram capazes de estabelecer um modelo agrícola que era superior ao modelo europeu, sendo muitas das cidades astecas, em especial as suas capitais, superiores, em número, a muitas cidades antigas europeias.
Respondido por
10
Chinempas terras adequadas ao cultuvo.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás