Biologia, perguntado por alicebrettas0, 9 meses atrás

na meiose, como uma célula de 46 cromossomos originará 4 celulas com 23? Não entendo. Quando a meiose I acaba, as cromatides irmãs das células filhas formadas serão divididas. Em que momento ocorre uma duplicação dos cromossomos depois da meiose I pra tornar essa conta possível??

Soluções para a tarefa

Respondido por jisungjisungsun
1

Boa tarde.

Após a meiose I, teremos 2 células haploides com 23 cromossomos cada (no caso dos seres humanos). A meiose I é também chamada de fase reducional, pois nela o número de cromossomos é reduzido à metade. Essa redução à metade, é permitida graças a uma "técnica" na metáfase I, no momento da criação da placa equatorial  (ou metafásica), que na meiose I (diferente da meiose II) os cromossomos homólogos são organizados em pares e, na hora da anáfase, esses cromossomos homólogos são separados, possibilitando a redução do número de cromossomos nas células geradas. Já a meiose II, é conhecida como fase equacional (similar à mitose), ou seja, os 23 cromossomos que estão nas células provindas da meiose I, se organizam (na metáfase) da mesma forma que ocorre na metáfase da mitose e isso possibilita a separação das cromátides irmãs na anáfase II (meiose II). Então, assim o número de cromossomos provindos da meiose I, se mantem constante nas 4 células haploides resultantes.

OBS: não se esqueça que cromossomo é nada mais, nada menos, do que DNA. Portanto, sua estrutura pode está indicada por um cromossomo duplicado (com as cromátides) e o cromossomo não duplicado, que não deixa de ser um cromossomo, entendeu?

Então, a meiose II é equacional pois ela separa as cromátides possibilitando a locomoção delas para células diferentes (não deixando de ser cromossomos).

Espero que não tenha ficado muito confuso...

Perguntas interessantes