Na matemática financeira utiliza-se o regime de juros simples ou o de juros compostos. No regime de juros simples, os juros são fixos e iguais em todos os períodos, ou seja, o crescimento do capital dá-se de forma linear. Já no regime de juros compostos, os juros incidem sobre o capital inicial mais os juros acumulados até a data em questão, ou seja, o crescimento do capital se dá exponencialmente. Conhecer o comportamento de cada regime é fundamental para escolher qual deles se adapta melhor a uma situação específica. Neste contexto, acompanhe a seguinte situação: considere que o gerente do banco em que você tem conta lhe propôs um investimento cuja taxa de juros é anual e você manterá seu dinheiro nesse investimento durante exatamente um ano. Diante dessas informações, qual dos dois sistemas, juros simples ou compostos, seria mais interessante para você, sabendo que seu gerente lhe deu a opção de escolher em qual dos dois sistemas você deseja aplicar seus recursos? justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
Escolheria juros simples por se tratar de um crescimento linear. O juro composto, o crescimento é de forma exponencial e portanto, acumulado em cima do capital antecedente sendo assim maior ao final de um certo período embora se equivalem para períodos unitários com taxas equivalentes a esse período.
Resposta:
Explicação passo a passo:
Se o período da aplicação é igual ao da taxa, tanto o sistema de juros simples quanto o sistema de juros compostos irão apresentar o mesmo resultado final, ou seja, seria indiferente para o investidor escolher qualquer um dos sistemas de incorporação dos juros, pois o resultado final seria o mesmo.
Veja um exemplo:
Considere uma aplicação de R$ 10.000,00, a uma taxa de juros de 15% ao ano, durante um ano.
- Juros simples: 10.000,00 × (1 + 0,15 × 1) = 11.500,00
- Juros compostos: 10.000,00 × (1 + 0,15)1 = 11.500,00