Na maioria dos neurônios, um evento sináptico excitatório por si só não é suficiente para atingir o limiar no neurônio pós-sináptico. Por exemplo, um único PEPS (potencial excitatório pós sináptico) pode ser de apenas 0,5mV, enquanto mudanças de cerca de 15mV são necessárias para despolarizar a membrana do neurônio até o limiar. Sendo esse o caso, um potencial de ação pode ser iniciado apenas pelos efeitos combinados de muitas sinapses excitatórias. Das milhares de sinapses neuronais, provavelmente centenas delas estão ativas ao mesmo tempo ou se fecham a tempo suficiente para que os efeitos possam ser somados. O potencial de membrana do neurônio pós-sináptico em qualquer dado momento é, portanto, o resultado de toda atividade sináptica que o afeta naquele determinado momento.
(Fonte: WIDIMAIER, E. P.; RAFF, H.; STRANG, R. T. Fisiologia Humana, Os mecanismos das funções corporais, 14ª edição, Guanabara Koogan, 2017).
Analise a figura abaixo e considere as seguintes afirmativas:
I - A despolarização da membrana em direção ao limiar ocorre quando estímulos sinápticos inibitórios predominam e a hiperpolarização acontece quando os estímulos excitatórios prevalecem.
II – A letra K, na figura abaixo, pode ser substituída por sinapse excitatória. Quando estímulos sinápticos excitatórios predominam ocorre uma DESPOLARIZAÇÃO da membrana pós-sináptica em direção ao limiar. Nos potenciais excitatórios pós-sinápticos (PEPS) ocorre a saída de pouco K+ da célula pós-sináptica e a entrada de muito Na+.
III – A letra L, na figura abaixo, pode ser substituída por SINAPSE INIBITÓRIA. Quando estímulos inibitórios prevalecem ocorre a hiperpolarização. Os potenciais inibitórios pós-sinápticos (PIPS) acarretam na célula pós-sináptica a entrada de muito Cl- e a saída de muito K+. Os potencias inibitórios pós-sinápticos (PIPS) afetam drasticamente os canais de sódio na célula pós-sináptica.
IV – As letras M e N (na figura abaixo) podem ser substituídas por somação temporal e somação espacial, respectivamente.

(Fonte: Adaptado de: WIDIMAIER, E. P.; RAFF, H.; STRANG, R. T. Fisiologia Humana, Os mecanismos das funções corporais, 14ª edição, Guanabara Koogan, 2017).
Marque a alternativa que melhor corresponde às afirmativas:
A) Apenas o item I está correto.
B) Apenas os itens II e III estão corretos.
C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
D) Apenas os itens II e IV estão corretos.
E) Os itens I, II, III e IV estão corretos
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:c
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás