Na maioria dos livros didáticos de História, as populações indígenas somente aparecem a partir de 1500, com a chegada dos portugueses e com o processo de conquista europeia sobre o território brasileiro. A maioria desses livros apresenta questões indígenas da seguinte forma: mostram as sociedades indígenas sob um bloco monolítico, como sendo todas pertencentes à mesma categoria, como se fossem todas iguais. Com relação à abordagem indígena nas aulas de História, classifique V para as sentenças verdadeiras e f para as falsas: ( ) Os índios são mostrados como figuras passivas, com simplicidade cultural, enquanto os brancos são associados a características superiores. ( ) Ao invés de evidenciar de forma positiva as diferentes formas da cultura indígena, os livros acabam qualificando-as. ( ) A visão que ainda prevalece na escola é de um índio selvagem, que caçava, pescava e comia frutos para se alimentar. ( ) Na maioria das vezes, nas escolas, o índio é apenas lembrado no dia 19 de abril.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra C.
Explicação:
Nos livros didáticos, os índios são caracterizados e retratados de modo distinto que o real (V-V-V-V).
Vamos entender as respostas através das questões.
As tribos dos índios brasileiros retratadas nos livros escolares
1. Verdadeiro. Nos livros, os índios são expostos como tribo inocente enquanto os europeus são postos como povo hierarquicamente superior.
2. Verdadeiro. As tribos indígenas são tidas como homogêneas e os livros não presentam sua diferença.
3. Verdadeiro. A cultura do índio se concentra na representação de um povo selvagem e irracional, o que não cabe mais nos dias de hoje.
4. Verdadeiro. Os índios, na sua maioria, são lembrados somente no dia 19 de abril, Dia do Índio. Não há lembrança constante do povo.
Saiba mais sobre os índios em: https://brainly.com.br/tarefa/14615241