Na madrugada de 17 de julho, Nicolau, a esposa, as quatro filhas e o herdeiro caçula foram acordados de supetão. Afoitos, mas altivos, vestiram-se às pressas. Acompanhados do médico pessoal e outros três serviçais, eles foram conduzidos ao porão, até um abafado e sem mobília. Perfilados de costas para a parede escura, ouviram o motor Fiat de um caminhão rosnar do lado de fora da casa. (...) Alguns instantes se passaram até que o som de coturnos pisando duro ecoasse da escada. Um agente da polícia secreta soviética entrou, seguido por um grupo fortemente armado. Ele parou em frente ao tzar e desdobrou um papel que trazia no bolso. Quando o homem terminou de ler a ordem de execução, um Nicolau atordoado mal teve tempo de gaguejar “O quê? O quê?” antes de ser fulminado no peito. De repente, todos os homens no quarto começaram a atirar. Em meio à névoa de pólvora queimada criada pelos disparos a esmo, Nicolau foi alvejado na cabeça e no tórax, diversas vezes. Em seguida, a imperatriz teve o crânio arrebentado por um tiro. As filhas foram abatidas a golpes de baioneta e seus corpos rolaram para o chão sobre a urina e o vômito provocados pelas cenas traumáticas que acabaram de testemunhar. Coberto por respingos de sangue, o caçula desfaleceu após ter a têmpora vazada por um balaço de pistola Colt. O último rei e governante ortodoxo russo terminou abatido como desertor imprestável, numa “orgia assassina”. (RUST, Leandro Duarte. Mitos Papais: política e imaginação na história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 113 – 114)
O texto acima revela detalhes da morte dos integrantes da dinastia Romanov que governou a Rússia até o início de 1917. Marque a alternativa que caracteriza a situação da Rússia nas décadas que antecederam a Revolução.
a) De acordo com Marx e Engels, a Rússia já estava preparada para passar pelo processo revolucionário, pois, no fim do século XIX, já havia passado pela Revolução Industrial e seus operários já possuíam uma ampla consciência política para implantar o socialismo naquela sociedade.
b) A Rússia manteve a servidão até meados do século XIX. Antes esse sistema mantinha os camponeses presos à terra, mas com sua liberdade, essa população tornou-se a mão de obra proletária urbana que, em precárias condições de trabalho, passou a atuar da indústria embrionária.
c) Apenas parte do núcleo principal da família Romanov foi executada em 1918. Hoje se reconhece que a Princesa Anastasia conseguiu fugir dos bolcheviques e sobreviver até 2005. Não resta dúvidas acerca de sua sobrevivência e sua história ganhou várias versões no cinema, inclusive um filme sobre sua trajetória foi lançado em 2019.
d) No início do século XX, o Império Russo era governado pelo Tzar Nicolau II e era uma das grandes potências industriais europeias. Prova disso foi a assinatura de acordo com a Inglaterra e a França, com quem formava a Tríplice Entente.
e) O Partido Operário Social-Democrata Russo foi fundado em 1914, sob a liderança de Vladimir Lenin, entusiasta da revolução, mas com uma trajetória política ambígua, já que tinha sido primeiro secretário de Nicolau II.
Soluções para a tarefa
Sobre as condições da Rússia no final do século 19, a resposta certa é a:
b) A Rússia manteve a servidão até meados do século XIX. Antes esse sistema mantinha os camponeses presos à terra, mas com sua liberdade, essa população tornou-se a mão de obra proletária urbana que, em precárias condições de trabalho, passou a atuar da indústria embrionária.
Os principais países da Europa durante o inicio do século XX já estavam começando a se industrializar e as as cidades já eram bastante urbanizadas, em especial em cidades como Londres, Paris, etc.
No entanto, a Rússia possuía uma realidade diferente tendo em vista que era rural, com predominância do sistema político feudal, era comanda por um rei absolutista, dentre outros.
Foi lá que eclodiu a primeira revolta socialista da Europa já que o proletariado local estava insatisfeito com as medidas do governo.
espero ter ajudado!