Na luta pela adoção do tipo de corrente a ser distribuida pelo mundo, quais interesses estavam envolvidos?
Soluções para a tarefa
Olá, amigo(a)!
A luta pela adoção do tipo de corrente elétrica a ser distribuída pelo mundo se inidicou com a apresentação, em 1880, da lâmpada incandescente em corrente contínua por Thomas Alva Edson, que a descreveu como a mais eficiente do período.
Naquela época, entretanto, já havia estudos para a utilização de corrente alternada. Edson apresentou em 1882 um sistema de corrente contínua, fundando a empresa Edison Electric Company.
Já em 1885, George Westinghouse Jr. Comprou os direitos da patente de Goulard-Gibbs para construir transformadores de corrente alternada.
Porém, naquele ano foram contabilizados 60 centrais de corrente contínua criados por Edson, com com cerca de 150.000 lâmpadas. Entretanto, Stanley, o encarregado de George Westinghouse Jr., inaugurou a primeira central em corrente alternada em Great Barrington, Massachusetts.
Foram instalados diversos sistemas de corrente alternada, e em 1887, existiam cerca de 121 sistemas desse tipo em funcionamento, com cerca de 325.000 lâmpadas.
A luta pela adoção do tipo de corrente elétrica a ser utilizada foi marcada pela concorrência pública pela Niagara Falls, a maior sub-estação do mundo até então. A vencedora da demanda foi a Westinghouse, que provou que a corrente alternada poderia ser mais prática e econômica, e passou a fornecer os alternadores e transformadores a partir de 1896 para a Niagara Falls.