Na linguagem cotidiana observamos enunciados que isoladamente não possuem sentidos completos, mas são concebidos como frases. Diante disso, analise o diálogo a seguir comentando sobre esta ocorrência: - Mãe, me leva ao clube? - Levo. -Que dia? - Sábado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um comentário pode ser feito em relação a todas expressões seguintes: Levo", "Que dia" e "Sábado".
No caso de "Levo", enquanto seus complementos, objetos direto e indireto, podem ser obtidos através do contexto e do período prévio. Isolado, no entanto, a frase verbal "pede" , através da transitividade do verbo, pela resposta de: "O que será levado?". Representação do objeto direto.
Sabemos que "será levado o autor da oração anterior (objeto direto), mas a resposta conquista-se apenas através do contexto.
As demais expressões, que constituem frases nominais, seguem o mesmo contexto de assumirem um valor apenas com a junção de todo o diálogo.
Analisando o diálogo por meio do discurso direto, temos que as palavras soltas em forma de frase se tratam de objeto direto.
Classificação dos termos e expressões na conversa
Entre o filho e a mãe no exemplo citado, temos que as repostas da mãe curtas para o filho na forma de uma única palavra são dadas apenas por um termo.
No entanto, este termo assume um sentido totalmente completo, pois ele depende do seu contexto, que são as perguntas feitas pelo seu filho.
O objeto direto compreende um elemento de oração inteira, neste caso.
Veja mais sobre linguagem cotidiana em https://brainly.com.br/tarefa/49858088