na língua portuguesa Existem várias vocabulários para se oferecer a mesma palavra assim como os esquimós possuem para se referir a palavra gelo.São chamados no Brasil de variações linguísticas regionais que tem por exemplo: mandioca que também é conhecida como aipim e macaxeira em outras regiões.Cite exemplos de que você conheça de palavras que variam uma região a outra assim como "mandioca"
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Tangerina
No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica". E pessoal de Goiás também a chamam de "Poncan" ou "Mixirica".
2. Mandioca
Em um de seus discursos polêmicos, a própria presidente Dilma Rousseff, que está correndo o risco de impeachment, já disse: "Saudação à Mandioca!". É outra que tem vários nomes pelo país a fora. No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira".
3. Pão Francês
Esse aqui é polêmico, e muito! A maioria chama por esse nome, mas em alguns lugares como no Rio Grande do Sul e Bahia, e também por pessoas de origem portuguesa, conhece o tradicional pão como "Cacetinhos". OMG! Já imaginou como deve ser chegar na padaria e pedir uma coisa dessa? Acredite, é super normal. Em outras regiões recebe o nome de "Pão Carequinha", "Pão de Sal" e assim vai.
4. Geladinho
Vamos falar dessa sobremesa muito gostosa nas épocas de calor. Um dos doces mais queridos pelas crianças e super fácil de fazer também tem vários nomes. No Rio de Janeiro é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup". Em Goiás, por "Laranjinha", independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: "Ju-ju din-din".
5. Salsicha
Um alimento tão popular, mas que muita gente tem dificuldade pra falar seu nome. O pessoal de Curitiba, capital do Paraná, chama o principal recheio do cachorro-quente de "Vina".
6. Fruta do conde
Só de ver essa foto dá água na boca, não é? Mas se você chegar no Nordeste pedindo por esse nome, pode ser que fique sem comer. Agora, se falar em "Ata" ou "Pinha", a galera vai atender seu pedido rapidinho