Na letra da canção ''Meus doze anos'', Chico Buarque parodia o poema ''Meus oito anos'', isto é, ao dialogar com o texto de Casimiro de Abreu, apresenta ideias diferentes da do autor romântico, provocando humor.
a) De acordo com a primeira estrofe, a relação do eu lírico com os elementos da natureza é semelhante à que tem o eu lírico no texto romântico? Por quê?
b) Nesse texto, o eu lírico da canção, tal qual o do poema de Casimiro de Abreu, valoriza a pureza e a ingenuidade? Justifique sua resposta.
c) Quais são as principais diferenças entre os dois textos? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
b)não pois no texto de chico buarque ele trata com menos ingenuidade o eu lirico ao ter habitos como observar mulheres nuas por buracos de fechadura e matar pássaros
c)enquanto o texto 1 trata de um eu lírico bem ingênuo e de acordo com os elementos um morador da zona rural o textoo dois aborda um eu lírico um pouco menos ingenuo e com mais elementos de cidade como muros, figurinhas mas ainda mantendo o contexto da naturalidade e infancia
a) Não, a relação do eu lírico com os elementos da natureza NÃO é semelhante à que tem o eu lírico no texto romântico, pois o eu lírico da canção costumava matas passarinhos e colecionar minhocas, ou seja, não tinha uma relação afetiva ou harmônica com a natureza.
b) Não, pois o eu lírico da canção faz coisas imorais, como pular muros e olhar mulher nua pelo buraco da fechadura.
c) As principais diferenças entre os dois textos são:
> O poema de Casimiro de Abreu ("Meus oito anos") apresenta uma visão idealizada da infância, valorizando a inocência e a relação da criança com a natureza.
> Já a canção de Chico Buarque ("Meus doze anos") apresenta uma visão mais realista da infância, marcada pelas travessuras, maldades e brincadeiras mais maliciosas.
Leia mais sobre essa atividade em:
https://brainly.com.br/tarefa/13382981