Na LDB 5.692/71 houve a tentativa de profissionalização universal e compulsória no ensino de 2° grau que culminou num grande fracasso. Nesse sentido, podemos desconsiderar em relação a essa Lei (existe apenas uma alternativa correta):
Escolha uma opção:
a.
Preparar, não só jovens, que possam, em período rápido de treinamento na empresa se agregar às forças produtoras - caso venham a abandonar o ginásio - como propiciar aos que poderem continuar seus estudos efetivas possibilidades de êxito, qualquer que seja a orientação profissional que venham a adotar.
b.
A falta de estrutura física e de recursos humanos adequados fez com que proliferassem nas redes estaduais cursos que não demandavam uma infraestrutura específica e especializada, o que desvalorizou e banalizou a formação conduzindo ao desprestígio.
c.
Nos sistemas estaduais a profissionalização compulsória não foi implantada completamente.
d.
As escolas privadas e seus representantes, bem como alguns segmentos das escolas públicas reagiram e, principalmente as escolas privadas continuaram com seus currículos propedêuticos alegando elevação dos custos da profissionalização.
e.
A pretensão de eliminar a dualidade estrutural entre educação básica e profissional ao tornar compulsória a profissionalização em todas as escolas públicas e privadas do país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A profissionalização compulsória, a qual é abordada no texto, representou uma forma bastante ineficiente de preparar os jovens para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que aumentou as taxas de evasão das escolas (Alternativa A).
Problemas associados à Profissionalização Compulsória
A desconsideração da lei permite o entendimento de que o objetivo maior das escolas é justamente preparar os jovens para o mercado de trabalho, assim como se tornarem cidadãos justos e competentes.
Perguntas interessantes