Geografia, perguntado por telmita, 1 ano atrás

“Na Itália, a Renascença começou na cartografia com a redescoberta da Geografia de Ptolomeu, em 1400. A primeira tradução para o latim, iniciada pelo humanista grego Emanuel Chrysoloras (1335-1415), foi completada em 1406 pelo discípulo deste, Jacobus Angelus, que preferiu chamá-la de Cosmografia. [...] Quando o Ocidente se familiarizou pela primeira vez com a obra de Ptolomeu, os descobrimentos já a tinham tornado obsoleta em grande parte.” (DREYER-EIMBDK, O. O descobrimento da Terra — história e histórias da aventura cartográfica,1992, p. 100-101.)Sobre esse tipo de representação pode-se dizer que: Ela cria um distúrbio na percepção geográfica do fenômeno representado, pois aumenta territórios que são bem menores, como o Japão. É uma anamorfose, pois realça as extensões com base em outras medidas que não as do terreno, fazendo, assim, o fundo do mapa ser o portador da mensagem principal. Não pode ser chamada de mapa, pois com as alterações das medidas territoriais não é mais possível localizar os elementos geográficos. A vantagem dessa anamorfose é que ela permite ver o equilíbrio na distribuição da população mundial por meio das alterações nas extensões dos países. O fundo do mapa foi alterado, rompendo com a visão natural e exata que outros mapas apresentam do Mundo

Soluções para a tarefa

Respondido por profjosuerossi
0
Mina se te ajuda ja respondi duas vezes e deu errado, NAO ESTA CERTA. vai por eliminaçao REPETINDO NAO ESTAO CORRETAS. 

(NAO TA CERTA) Os mapas de Ptolomeu não apresentavam a técnica de projeção, necessária para a aventura do descobrimento.(NAO TA CERTA) A descoberta de novas terras tornou irrelevante o sistema de coordenadas geográficas. 
Respondido por dhyjan
0

Com toda a certeza esta é a correta: Os descobrimentos modificaram os contornos do mundo conhecido, e novas porções de terras emersas tiveram que ser incorporadas à produção cartográfica.

Perguntas interessantes