Na intenção de tornar as estruturas organizacionais transparentes, as empresas investem e focam, cada vez mais, em uma ferramenta estrutural denominada organograma. Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação. O ponto positivo é garantir a agilidade da percepção das áreas de negócios, ou seja, entender quem é o responsável e quais departamentos podem crescer e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução. Nesta linha de raciocínio, algumas empresas, do segmento de indústria, mais especificamente no que se refere ao departamento de produção, acabam por optar por estruturas organizacionais, com características mecanicistas rígidas, tendo em vista a necessidade de maior controle e supervisão por parte da chefia desta área e do próprio departamento de Recursos Humanos, no que diz respeito a produtividade dos colaboradores, bem como das rotinas trabalhistas referentes aos mesmos, como controle dos cartões pontos.
Disponível em: .Acesso em: 08 abr, 2019.(Adaptado)
Com base no contexto e nos tipos de departamentalização que estudamos na disciplina, é possível afirmar que a estas empresas voltadas ao segmento de indústria, no que diz respeito ao departamento de produção utilizam a departamentalização por:
Alternativas
Alternativa 1:
Projetos.
Alternativa 2:
Matricial.
Alternativa 3:
Por clientes.
Alternativa 4:
Por processo.
Alternativa 5:
Área geográfica.
Soluções para a tarefa
Com base no texto e nos tipos de departamentalização diz respeito a departamentalização por Alternativa 5: Área geográfica.
A departamentalização é uma forma muito utilizada para se obter a homogeneidade e o equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da empresa.
Esse tipo de departamentalização, por área geográfica, faz uma abordagem divisional, que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com a localização geográfica Esta estrutura é mais indicada nas áreas de produção e vendas e as demais áreas da organização tornam-se secundárias.
Espero ter ajudado.
Resposta: Não tenho certeza, porém é a única que fala de segmento de indústria, processo de produção...
Alternativa 4: Por processo.
Explicação: Nesse tipo de departamentalização, a estrutura representa o processo de produção. Segundo Llatas (2011), esse é um modelo muito comum e utilizado por indústrias que seguem o princípio da linha de montagem. Assim, na departamentalização por processo, todas as etapas ficam alojadas em único departamento, tornando a coordenação e a avaliação das atividades mais eficazes.