Saúde, perguntado por ynaravictoria12, 9 meses atrás

Na inspiração ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica, fazendo com que o ar entre nos pulmões. Já na expiração, que é a saída de ar dos pulmões, há um relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, acontecendo a redução do volume da caixa torácica, que retorna ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, fazendo com que a pressão interna fique maior que a pressão externa. Esse aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo. Porem nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.

Considerando o contexto apresentado, analise as seguintes afirmativas:



I – Na inspiração o volume intratorácico é aumentado por uma contração dos músculos que se inserem nas costelas e no esterno, conforme ocorre uma diminuição do tórax a pressão fora do espaço extrapleural (negativa) é adicionalmente reduzida e cria uma sucção que estreita o pulmão.

II – O movimento de expansão resultante dos pulmões diminui a pressão alveolar abaixo da pressão atmosférica e por fim puxa o ar da atmosfera para os pulmões, já a expiração é o método de expulsar o ar dos pulmões dentro do ambiente.

III - Os movimentos respiratórios são resultantes das variações do volume da cavidade torácica e da pressão intratorácica, sendo uma combinação de forças ativas e passivas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Escolha uma:
a. Somente as afirmativas II e III, estão corretas.
b. Somente a afirmativa III está correta.
c. Somente as afirmativas I e II, estão corretas.
d. Somente a afirmativa I, está correta.
e. Somente a afirmativa II, está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilaalves1509
2

Resposta:

letra C

Explicação:

No momento da expiração, os músculos, que estavam contraídos, relaxam, diminuindo novamente o volume pulmonar.

 Antes da inspiração começar, quando a glote está fechada, a pressão intra-pleural é  de -5cm de H2O. Já a pressão alveolar é 0.

No começo da inspiração, os músculos da inspiração se contraem, aumentando o volume torácico/pulmonar.

Lembre que pressão é força sobre área. Portanto, quando o volume pulmonar aumenta, a área superfície do interior dos alvéolos aumenta, diminuindo assim a pressão alveolar (-1cm de H2O).

A pressão alveolar se torna, portanto, menor que a pressão atmosférica. Portanto, o ar tende a entrar no pulmão, pois os flúidos se movem do local de maior pressão para o local de menor pressão.

 

Respondido por paulavsoares
0

Resposta: c. Somente as afirmativas II e III, estão corretas.

Explicação: corrigindo pelo ava

Perguntas interessantes