Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido pelo rei Henrique VIII. Ele vinha querendo se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país. Quando o papa se negou a anular seu casamento com Catarina de Aragão, Henrique VIII se divorciou e casou com Ana Bolena, sendo então excomungado da Igreja Católica. Em apoio a Henrique VIII, o Parlamento Inglês reagiu e assinou o Ato de Supremacia. A que se refere este Ato?
a) Foi um Ato em apoio a decisão do papa e da Igreja Católica de excomungar Henrique VIII, visto que o divórcio era proibido pelo Parlamento Inglês e também pela nobreza.
b) O Ato de Supremacia foi assinado pelo papa, anulando o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, filha dos reis da Espanha, permitindo-lhe casar com Ana Bolena.
c) O Ato de Supremacia declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada, então, de Igreja Anglicana, o que permitiu a Henrique VIII confiscar as terras e os mosteiros da Igreja Católica para vender ou presentear os nobres e burgueses que o apoiaram.
d) O Ato de Supremacia criou a igreja calvinista na Inglaterra e permitiu liberdade de culto aos católicos, perseguidos pelo Parlamento Inglês após a anulação do casamento de Henrique VIII.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:Na Inglaterra, o movimento reformista foi conduzido pelo Rei Henrique VIII, por vários motivos como, acabar com Interferência do Papa nos assuntos do reino, desvencilhar-se dos altos impostos pela igreja e divorciar-se de sua esposa, Catarina de Aragão para poder casar-se com Ana Bolena.(de nada =D
É correta a alternativa C, tendo o Ato de Supremacia fundado a Igreja Anglicana (que manteve muitas das práticas do Catolicismo, mas denunciava o Clero católico como "corrupto" e não reconhecia a autoridade do Papa) e dado ainda mais poderes para Henrique VIII.
No aspecto pessoal, Henrique VIII fundou a Igreja como uma forma de conseguir, legalmente, o seu divórcio (coisa que era proibida pela Igreja Católica). Na prática, contudo, este Ato serviu para reduzir o poder do Clero dentro da Inglaterra, dar amplos poderes econômicos ao monarca e expandir um breve período de Monarquia mais centralizada, mais próxima do Absolutismo, naquele país.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/25167097