Na Inglaterra, durante o século XIV, o Grande Conselho passou a se chamar parlamento, e este órgão foi dividido em duas câmaras. Essa divisão bicameral do parlamento permanece até os dias de hoje de forma a representar as necessidades da população.
As câmaras criadas no Parlamento foram chamadas de
A) Câmara do Alto e Câmara de Baixo.
B)Câmara dos Nobres e Câmara do Povo.
C) Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns.
D) Câmara dos Senhores e Câmara dos Camponeses.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra C
Explicação:
Foi durante o reinado de Eduardo III que o parlamento se dividiu oficialmente entre duas câmaras distintas: a Câmara dos Comuns (constituída pelos representantes dos condados e municípios e) e a Câmara dos Lordes (constituída pelo alto clero e pela nobreza).
Resposta:
Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns
Explicação:
A alternativa C está correta porque as câmaras criadas foram chamadas de Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns. Cada uma representava diferentes interesses: a Câmara dos Lordes era formada pelo clero e pela alta nobreza, enquanto a Câmara dos Comuns era formada por membros da burguesia e da baixa nobreza.
A alternativa A está incorreta porque os nomes das câmaras não eram Câmara do Alto e Câmara de Baixo, embora os interesses representados por cada uma delas fossem, teoricamente, os interesses das camadas mais altas e das mais baixas da população, respectivamente. A alternativa B está incorreta porque não existia uma Câmara dos Nobres, mas a Câmara dos Lordes, cuja função era prezar pelo interesse das elites: clero e alta nobreza. A Câmara do Povo também não existia, pois era chamada, na verdade, de Câmara dos Comuns. A alternativa D está incorreta porque os nomes das câmaras não eram Câmara dos Senhores e Câmara dos Camponeses. Cada uma tinha a função de prezar pelos seus próprios interesses – quase sempre relacionados aos papéis sociais desempenhados por seus membros.