Na imagem a seguir temos o esquema óptico de dois tipos de telescópios refratores simples: o galileano, construído pelo próprio Galileo (1564- 1642) entre 1609 e 1610 e o kepleriano, projetado por Johannes Kepler (1571-1630) em 1611. Refrator kepleriano Refrator galileano objetiva ocular objetiva Imagem: astro.if.ufrgs (adaptada). 샤 ocular Avalie as afirmações sobre este sistema e assinale a opção correta. 1 - No refrator galileano, a imagem não é invertida. II - Para a ocular galileana, o ponto objeto é virtual. III - No refrator kepleriano, o ponto imagem real é também o ponto objeto real. IV - No refrator kepleriano, a imagem da ocular é real e invertida.
Soluções para a tarefa
O telescópio galileano produz imagens virtuais e não invertidas, e possui um ponto objeto virtual e um ponto imagem real, enquanto o telescópio kepleriano origina imagens reais e invertidas, possuindo um ponto objeto real e um ponto imagem virtual. Analisando cada opção dada, vemos que a sequência correta é V-V-F-V
Telescópios de Refração
Comecemos por analisar ambos os telescópios: No caso do Galileano, a luz entra pela objetiva convexa, onde é direcionada para uma ocular bicôncava, colocada antes do ponto de focagem, originando imagens que não são invertidas.
Uma vez que a imagem formada é derivada de uma lente côncava, dizemos que é uma imagem virtual.
Por outro lado, no caso Kepleriano, tanto a objetiva como a ocular são convexas. Isto resulta numa imagem mais ampliada mas, como a ocular é colocada depois do ponto de focagem, gera imagens invertidas.
Uma vez que a imagem formada deriva de lentes convexas, dizemos que esta é real.
Com isto em mente, vamos avaliar as afirmações.
I - "No refrator galileano, a imagem não é invertida."
Esta afirmação é verdadeira uma vez que, como vimos acima, a imagem final é formada por uma lente divergente, sendo por isso uma imagem virtual.
II - "Para a ocular galileana, o ponto objeto é virtual."
O ponto objeto, é o vértice formado pelo prolongamento (real ou teórico) dos raios de luz incidente na lente. Quando este ocorre antes da lente, diz-se real, quando ocorre após a lente, diz-se virtual, e se não é possível determiná-lo (incidência perpendicular da luz), diz-se impróprio.
Neste caso, o ponto ocorreria após a lente, pelo que seria um ponto objeto virtual, sendo esta opção verdadeira.
III - "No refrator kepleriano, o ponto imagem real é também o ponto objeto real."
O ponto de imagem é o oposto do ponto objeto, na medida em que é o vértice formado pelo prolongamento (real ou teórico) dos raios de luz emergentes da lente, isto é, os raios de luz que saem da lente. Quando este ocorre após a lente, diz-se real, quando ocorre antes da lente, diz-se virtual, e se não é possível determiná-lo (incidência e emissão perpendiculares da luz), diz-se impróprio.
Neste caso, o ponto imagem é virtual, uma vez que ocorre antes da lente. No entanto, este mesmo ponto é também ponto objeto, classificado como real por acontecer antes da lente. Assim, esta afirmação é falsa.
IV - "No refrator kepleriano, a imagem da ocular é real e invertida."
Como vimos acima, esta afirmação é verdadeira.
Assim, a resposta final é V-V-F-V.
Para mais exercícios sobre telescópios de refração, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/13778718
#SPJ1